Um plano de saúde faz muita diferença na vida de qualquer pessoa, por esse motivo existem diversos tipos de convênios, dentre eles estão os planos por adesão.
Os planos de saúde por adesão são convênios que para ser contratados necessitam que você se associe a um CNPJ.
Explicando de forma mais simples, é preciso que você esteja vinculado a uma empresa, associação ou sindicato para se concretizar a contratação.
Todo plano de saúde tem seu lado bom e ruim e com os planos de adesão também não é diferente.
Abaixo iremos apresentar algumas vantagens e desvantagens desses planos.
Vantagens dos Planos Por Adesão
- Carência
Uma das melhores vantagens está relacionada à carência do plano, esse tempo de espera nos planos de adesão é reduzido.
Com isso o cliente não precisa pagar vários meses até conseguir utilizar os serviços. Porém, algumas exigências podem existir para essa redução.
Por esse motivo e tantos outros, é sempre bom prestar atenção na hora da contratação de um plano de saúde.
- Custo benefício
Outra vantagem que talvez seja a melhor de todas, é em relação ao custo benefício desses planos de adesão.
Quando comparados aos planos individuais, seu valor é muito mais conta, principalmente para aquelas pessoas que não tem renda suficiente.
Isso acontece devido os planos de adesão conseguirem muitas pessoas ao mesmo tempo para fechar a contratação.
- Cobertura
Sua cobertura abrange diversas modalidades clínica, ou seja, não fica atrás dos planos individuais ou qualquer outro convênio.
De acordo com o contrato assinado, você pode ter acesso a consultas, exames, tratamentos, cirurgias e serviço de urgência e emergência.
O plano também não faz restrição de especialistas, você pode usufruir também dos serviços de nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.
Confira também um outro post que fizemos sobre: Planos de Saúde Individual Pessoa Física e Coletivos Por Adesão
Desvantagens do Plano Por Adesão
- Reajuste
Os reajustes desse plano não são regulamentados, ou seja, são valores que podem ser reajustados entre o contratante e o contratado.
Por não haver regras decididas pela Agência Nacional de Saúde (ANS). A operadora pode vir a negociar com a empresa valores totalmente elevados.
Porém muitas vezes ainda compensa mais um plano de saúde por adesão do que um individual, mas tudo depende do reajuste.
- Sem opções de escolha
Você não pode fazer escolha de planos melhores ou o mais adequado, pois as decisões de contratações são realizadas exclusivamente pela empresa.
Desta forma para aderir um serviço de acordo com suas exigências, você precisará aderir a outro tipo de plano.
Entretanto, com relação a procedimentos convencionais não tem diferença para o individual, mas tudo depende do tipo de cobertura.
- Tolerância de atraso do pagamento
A tolerância de atraso geralmente é curta comparada com as dos planos individuais, pois os planos por adesão exigem que os pagamentos sejam feitos no prazo acordado.
Isso significa que se acontecer de você atrasar o pagamento, infelizmente seus serviços podem ficar suspensos ou seu plano pode ser cancelado.
E uma vez cancelado, o usuário para aderir novamente passa por todo o processo de adesão e carência, ou seja, inicia um novo contrato.
Talvez essa seja uma das piores desvantagens desse plano, porque muitas vezes você não pode efetuar o pagamento por motivos de dificuldades financeiras.
Já nos planos individuais os clientes têm uma certa “comodidade” com relação a esse prazo.
Contudo, foi possível perceber que em tudo existem fatores positivos e negativos e no caso do plano por adesão vimos às vantagens e desvantagens que você pode se deparar após contratação. Por esse motivo é tão importante conhecer primeiro o serviço antes de assinar contrato. Espero que com nosso artigo você tenha esclarecido suas duvidas sobre planos de saúde.