Você tem dúvidas sobre questões relacionadas a se plano de saúde cobre terapia?
Ou dúvidas a respeito sobre qual seria o tempo de carência de um plano?
Normalmente, quando você contrata um plano de saúde, você assina um termo em que afirma estar ciente de que existem carências para exames, consultas, internações, cirurgias etc.
Isso é muito comum pois é um tempo em que o convenio dá para que não tenha prejuízos.
Neste artigo separamos alguns tópicos nos quais podem te ajudar a esclarecer essas questões uma vez por todas. Se quiser saber mais sobre este assunto, continue lendo este artigo.
Plano de saúde cobre terapia?
Esta é uma dúvida muito pertinente em relação aos planos de saúde. De antemão, podemos adiantar que sim, todo plano de saúde cobre psicólogo no Brasil.
E isso porque foi uma regra estipulada pela ANS (Agência Nacional de Saúde) no qual faz parte do chamado Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
O Rol nada mais é do que uma lista de todos os atendimentos médicos que os planos de saúde devem custear.
No ramo da psicologia, a lista inclui métodos como: Consultas e sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e psicoterapia.
O tratamento psicológico tem como principal objetivo cuidar da saúde mental do seu paciente.
Sendo assim, apenas com o auxílio de um profissional, o paciente será apto a entender suas emoções, seus medos, limitações, a superar seus traumas e a lidar com inúmeras situações, principalmente com o desconforto.
A terapia é indicada para todo tipo de pessoa, sendo ela com problemas graves ou sérios. No entanto, ela é ainda mais procurada e indicada para pessoas com casos mais intensos de ansiedade e depressão.
A consulta contínua com um psicólogo pode melhorar a vida de um indivíduo como um todo, pois o psicólogo e o terapeuta auxiliam na superação de situações problemáticas e muitas vezes difíceis de se resolverem na vida.
A terapia ocupacional no entanto, trata distúrbios mentais ou físicos de maneira que sejam aplicadas atividades de lazer como forma de tratamento.
Geralmente nas consultas com esse especialista, busca-se a melhora da capacidade do indivíduo em interagir socialmente, lhe dando uma confiança em si maior.
Desse modo, o tipo de atendimento que o indivíduo precisa, é indicado após uma consulta prévia com o médico.
Sendo assim, melhor método de tratamento só pode ser indicado com a análise mais específica do caso do paciente.
Quais Planos De Saúde Cobrem Terapia?
Como dito anteriormente, todo plano de saúde cobre terapia, pois a ANS, entidade que regulamenta também as questões referentes a planos, garante isso.
No entanto, mesmo a ANS garantindo que plano de saúde cubra psicólogo, vale ficar atento às suas restrições e também a cobertura de profissionais que o seu plano de saúde apresenta.
Há certas restrições para as três modalidades.
Sendo assim, para atendimento psicológico garante-se a cobertura de até 40 sessões por ano.
Isso equivale a uma consulta por semana, quando o paciente tiver um dos seguintes diagnósticos:
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos de humor; Diagnóstico primário ou secundário para síndromes comportamentais que são associadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;
- Diagnósticação primária ou secundária de transtornos de desenvolvimento psicológico; Diagnóstico primário ou secundário de transtornos delirantes, esquizotípicos e esquizofrenia.
O plano de saúde cobre psicólogo, assim como psiquiatra, e cumpre a obrigatoriedade de até 12 sessões por ano, quando os diagnósticos forem esses abaixo:
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos de humor;
- Diagnosticação primária ou secundária de transtornos de desenvolvimento psicológico;
- Diagnóstico primário ou secundário para síndromes comportamentais que são associadas a fatores físicos e problemas fisiológicos;
- Diagnosticação primária ou secundária para transtornos relacionados ao estresse e neuróticos;
- Diagnóstico primário ou secundário para transtornos da infância e adolescência;
- Diagnosticação primária ou secundária para transtornos comportamentais e mentais por consequência de uso de substância psicoativas.
E, por último, para terapia ocupacional, é solicitado diagnóstico primário ou secundário de transtornos de desenvolvimento psicológico, retardo ou demência.
Carência dos planos de saúde para psicólogo
Investir em um plano de saúde significa interesse em ser atendido a qualquer momento.
No entanto, quando você contrata um plano, você precisa esperar dias, meses ou até alguns anos para que se tenha acesso a consultas, exames específicos e internação.
Essa espera é conhecida como chamada de carência e é estabelecida pela ANS. No entanto, cada plano pode decidir o próprio período de atendimento desde que não ultrapasse o padrão da ANS.
Sendo assim, a variação da carência para cada plano pode ser desde 24 horas após a contratação, ou então 180 dias.
Então, para situações e serviços dos planos de saúde, a carência máxima estipulada para casos de urgência, acidentes pessoais, complicações na gestação, risco imediato à vida ou lesões, é de 24 horas.
Pois estes são problemas que precisam de ajuda imediata pois envolvem risco de vida.
Já para partos, com exceção aos prematuros, a carência máxima são 300 dias. Prematuros entram como prioridade de urgência.
Doenças e lesões que já existiam antes da contratação do plano, a carência máxima é de 24 meses.
Consultas básicas o máximo de carência é de 7 dias úteis.
Agora para o que nos interessa saber, que está relacionado a consultas de psicólogo, terapeuta ocupacional e outros dessa área, o prazo máximo de carência estipulado pela ANS é de 10 dias úteis.
Pois estes atendimentos se encaixam na categoria de “outras especialidades” por essa razão elas possuem um prazo maior do que as consultas básicas.
Conclusão
Vimos então tudo o que é preciso saber sobre terapia, adesão ao plano de consulta terapêutica e o seu tempo de carência.
Então, se você tem ainda tem alguma dúvida sobre o assunto e quer saber como ou qual plano é o melhor e mais indicado para você, o site Planos De Saúde Adesão Rio de Janeiro, poderá lhe ajudar na sua escolha.
Lá, você poderá contratar o plano de saúde por adesão que mais se encaixa no seu orçamento, levando em consideração a qualidade e benefício do serviço.
Se você gostou desse artigo e ele esclareceu suas dúvidas, não deixe de escrever seu comentário na página.