Home / Blog de Planos de Saúde / 6 dicas para entender melhor os planos de saúde
6 dicas para entender melhor os planos de saúde

6 dicas para entender melhor os planos de saúde

6 dicas para entender melhor os planos de saúde | O seguro de saúde é variado. Mais de 60 milhões de brasileiros utilizam serviços complementares do setor de saúde, como planos de saúde de diversas operadoras.

6 dicas para entender melhor os planos de saúde

Para a maioria dos consumidores, os direitos e responsabilidades de cada parte não são claros. Confira esta lista das 6 maiores dúvidas (e suas explicações) para esse tipo de serviço, produzida pela PROTESTE. 

  • Quais são as responsabilidades dos corretores e seguradoras de saúde?

Existem vários tipos de responsabilidades de seguros de saúde. No entanto, é importante ter sempre em mente que os pacientes estão sujeitos às leis de defesa do consumidor. 

O STF tem julgado que as operadoras de planos de saúde são responsáveis ​​pela inadimplência de médicos ou hospitais em suas redes credenciadas, e pelas ações dos corretores. 

Embora o escritório se posicione como freelancer sem contrato de trabalho, fica claro que o corretor está agindo no interesse da seguradora de saúde. Ele medeia a celebração de contratos e torna-se um verdadeiro representante. 

Portanto, se você se sentir prejudicado, poderá entrar com uma ação judicial contra a empresa e em alguns casos até contra o agente.

  • Como solicito a portabilidade do plano de saúde? 

Após garantir que atende a todos os requisitos (por exemplo, seu plano está em dia), acesse o Guia de Compatibilidade da ANS para ver se o seu atual Verifique os planos que o simulador indica são compatíveis com os planos do Imprima o relatório do Guia de Compatibilidade e leve-o ao seu novo operador junto com cópias de suas três faturas pagas mais recentes e prova de consistência com seu plano original. 

 Depois disso, o novo operador responderá em até 20 dias. Se ela não comentasse dentro desse prazo, sua proposta era automaticamente aprovada. Uma vez aprovado, o novo plano entrará em vigor 10 dias depois.

  • Como posso cancelar meu plano de saúde da forma correta?

Você pode cancelar seu seguro saúde a qualquer momento. Basta enviar uma solicitação formal por escrito ao fornecedor da tarifa. Não se esqueça de enviá-lo pelo sistema de correio registrado para garantir o recebimento. Alternativamente, você pode cancelar diretamente levando duas cópias do seu pedido ao escritório do operador. 

Por favor, não cancele por telefone. Além disso, o Operador não pode cobrar taxas de rescisão de qualquer tipo ou exigir um mínimo de um ano de fidelidade contratual. 

  • Existe limite superior para testagem e internação? 

Não há restrições quanto ao uso de exames solicitados pelo médico. No entanto, pode haver critérios de utilização já fornecidos pela ANS. Não há limites diários para internações hospitalares, unidades de terapia intensiva ou leitos de terapia intensiva, consultas ou exames médicos ou de fisioterapia. 

As exceções são  sessões de psicoterapia, terapia ocupacional e consultas com nutricionistas e fonoaudiólogos, que podem ser limitadas ao mínimo estabelecido pela ANS. No caso do plano antigo, o Tribunal de Justiça considera abusiva a cláusula contratual que limita o tempo de internação. 

  • Quem tem direito a um acompanhante enquanto estiver no hospital? 

No entanto, crianças com menos de 18 anos têm garantido um acompanhante sob a Lei da Criança e da Juventude, assim como os idosos com mais de 60 anos sob a Lei da Velhice.

  • O que é uma compra reduzida ou período de carência?  

Se você não estiver satisfeito com seu plano de saúde atual, poderá trocar de operadora. Novas operadoras podem usar o período de contribuição de seu plano anterior para reduzir o período de carência em seu novo contrato. 

Portanto, talvez você não precise esperar todo o período de carência para fazer o exame. No entanto, não esqueça que a portabilidade ainda é possível.

COTAR PLANO (21) 3064-0101